Quando Levar Minha Filha ao Ginecologista

Por

Publicado em 05 de July de 2022 às 10:43.

A adolescência é uma fase de evolução física e psicológica cercada por dúvidas.

A adolescência é uma fase de evolução física e psicológica cercada por dúvidas. Entre as meninas adolescentes, alguns tabus a serem vencidos são a sexualidade, o ciclo menstrual e a primeira ida ao ginecologista – que pode ser fundamental para sanar dúvidas e acompanhar precocemente doenças do sistema reprodutor.

O momento mais apropriado seria em torno da primeira menstruação ou próximo a ela, para que a adolescente conheça e entenda a existência de um profissional que cuida da saúde da mulher e das questões relacionadas ao seu sistema reprodutor.Na primeira consulta com um ginecologista o médico perguntará para a adolescente quantos dias dura a menstruação, se ela sente cólicas e qual a intensidade, se ela é virgem e outras coisas relacionadas à sua saúde.

Orientações sobre higiene íntima e importância de usar calcinha de algodão são passadas nesse primeiro momento. Se a sua filha está na puberdade ou menstruou recentemente, marque uma consulta com o ginecologista, especialista indicado para orientar as adolescentes nessa fase de mudanças no corpo e muitas dúvidas sobre a saúde da mulher.