Uma Alimentação Saudável

Por

Publicado em 13 de June de 2022 às 16:34.

Prevenção da obesidade infantil.

A obesidade é uma condição influenciada pela cultura, situação socioeconômica, políticas e ambiente, além de hábitos alimentares e estilo de vida não saudáveis. Por exemplo, se o ambiente em que a criança está inserida promove uma alimentação baseada em ultra processados, se ela não tem acesso e incentivo à prática de atividade física e se não existem políticas de subsídio fiscal a alimentos in natura ou minimamente processados, há um contexto nítido que provoca o ganho de peso e a ampliação da obesidade infantil.

Utilizar campanhas de incentivo ao consumo de frutas e hortaliças que promovam mudanças comportamentais sem provocar discursos preconceituosos também afetam positivamente a redução da obesidade.

O sedentarismo é uma realidade no mundo contemporâneo e para ter saúde a combinação ideal está em uma alimentação saudável com a prática de atividade física. Portanto, o incentivo deve estar pautado nas políticas públicas de saúde com a inserção e manutenção de espaços com infraestrutura e segurança para a prática, além de programas que ofereçam atividade física nas escolas e em espaços públicos de forma gratuita.